Governadora de Pernambuco rebate xingamentos machistas nas redes sociais
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), rebateu os xingamentos e ataques machistas que ela vem sendo alvo nas redes sociais. A gestora falou que internautas a tem chamado, de: “patética”, “vagabunda”, “rapariga”, entre outros xingamentos. Em uma nota oficial, a gestora se posicionou sobre o tema, destacando a persistente cultura machista, porém ressaltando que a situação está mudando.
Na nota emitida, Raquel Lyra ressalta o contexto em que mulheres são constantemente alvo de frases machistas, que questionam sua dignidade, integridade e competência, simplesmente pelo fato de serem mulheres. Ela destaca que essa cultura está enraizada no país e que na política, as mulheres são rotuladas antes mesmo de terem a oportunidade de apresentarem suas propostas e competências.
Confira nota:
Diariamente nós, mulheres, ouvimos frases machistas, que atacam nossa dignidade, integridade e competência, simplesmente por sermos mulheres. Essa cultura está enraizada em nosso país. Na política, somos rotuladas antes mesmo de termos a oportunidade de mostrar quem somos, o que propomos e o que estamos entregando. Ainda há poucas mulheres no cenário político e menos ainda em cargos com poder de decisão.
Mas isso está mudando. E essa é uma causa muito importante pra mim, como primeira mulher eleita governadora de Pernambuco. É um desafio imenso, mas estamos ocupando cada vez mais espaços e vamos seguir adiante, mostrando que ser mulher não nos diminui, muito pelo contrário. Nos engrandece. Porque enfrentamos todo tipo de resistência em nosso cotidiano e persistimos.
Minha resposta a todos os tipos de preconceito e discriminação de gênero é trabalhar com determinação e compromisso. Inspirada em tantas outras que abriram caminho para que eu pudesse chegar aqui. Fortalecida por cada mulher arretada que encontro nas andanças da gestão. Vocês sabem, né, a força de uma mulher pernambucana, minha gente, ninguém segura, não!
A resposta da governadora Raquel Lyra aos xingamentos machistas recebidos nas redes sociais evidencia a persistente cultura machista enfrentada por mulheres na sociedade. Ela destaca que, apesar desse cenário adverso, as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços na política e que ser mulher não as torna menos competentes.