Assembleia Legislativa aprova projeto de reajuste dos professores da Rede Estadual de Pernambuco
Na última terça-feira, 27, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, com 30 votos a favor e 15 contrários, a proposta enviada pela governadora Raquel Lyra de reajuste salarial para os professores da Rede Estadual de Ensino. O projeto foi aprovado em dois turnos e agora segue para a sanção da governadora.
Durante a discussão no plenário, a principal polêmica foi em relação à abrangência do projeto, que, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), não concede revisão salarial para 52 mil profissionais, incluindo aposentados.
A líder da oposição na Alepe, Dani Portela (PSOL), contestou o argumento do governo de que o reajuste para toda a categoria prejudicaria as finanças estaduais. Ela ressaltou o aumento na arrecadação do Fundeb e a disponibilidade de recursos para a educação. Dani Portela declarou que falta vontade política para destinar esses recursos para a área.
O presidente da Alepe, Álvaro Porto, destacou que a Assembleia sempre buscou diálogo com o sindicato dos professores, desde antes do trâmite do projeto, e reforçou o apoio da casa legislativa aos profissionais da educação nas negociações com o Poder Executivo. Ele expressou a esperança de que um projeto de lei que contemple um aumento para todos os professores seja encaminhado à Assembleia em breve, e garantiu que a casa estará ao lado dos professores nessa causa.
A aprovação desse reajuste salarial representa um avanço importante para os professores da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Resta agora aguardar a sanção da governadora e acompanhar de perto as próximas medidas a serem tomadas para garantir melhores condições de trabalho e remuneração justa para esses profissionais tão essenciais para a formação de nossas crianças e jovens.