VEJANOSERTAO

Nossa missão é fornecer notícias precisas e oportunas para os leitores

Educação

Professores de Pernambuco entram em estado de greve

Professores da rede estadual de ensino de Pernambuco declararam estado de greve nesta segunda-feira (12). A decisão foi tomada por um grupo de aproximadamente 1,5 mil educadores que se reuniram no Teatro Boa Vista, no Recife.

Os professores pediram um reajuste de 14,95% no piso salarial para toda a categoria e solicitaram um novo Projeto de Lei ao governo estadual. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, explicou que é necessário aplicar o reajuste em toda a carreira dos servidores da educação.

O Sintepe informou que o governo será notificado sobre o estado de greve por meio de um ofício e que uma agenda de lutas será divulgada em breve para reforçar o posicionamento de protesto. Uma vigília em frente ao Palácio do Campo das Princesas também está prevista.

A rede estadual de ensino de Pernambuco possui cerca de 534 mil estudantes e 36 mil professores em 1.059 escolas. A Governadora Raquel Lyra (PSDB) enviou um Projeto de Lei Complementar para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, que prevê a atualização do piso salarial a partir de 1º de janeiro de 2023 para os profissionais do magistério público da educação básica. A medida demonstra o compromisso do governo com a valorização dos profissionais da área.

Leia também:

INSS vai contratar mil técnicos de seguro social

Suspeitos de tráfico foram presos no bairro Riachinho em Salgueiro

Salgueiro: TCE-PE aplica multa a Marcones e obriga a devolver mais de 100 mil

Salgueiro recebeu R$ 156.918,91 em maio, para pagamento do piso da enfermagem, mas não repassou aos profissionais