VEJANOSERTAO

Nossa missão é fornecer notícias precisas e oportunas para os leitores

GeralNoticias

Prazo para declaração do Imposto de Renda 2023 termina dia 31

A estimativa é de que 39,5 milhões de pessoas declarem o IR até o dia 31 de maio

Termina próximo dia (31) de maio, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física 2023. Segundo dados da Receita Federal, até o começo desta segunda-feira (29), mais de 33,2 milhões de contribuintes já haviam cumprido com a obrigação. A estimativa é de que 39,5 milhões de pessoas declarem o IR até o dia 31 de maio, que é a data limite.

Entre as declarações já enviadas, 23% foram feitas por meio da pré-preenchida, que facilita o processo ao utilizar informações que já constam nos bancos de dados do governo.

No entanto, a Receita ressalta que “todas as informações devem ser conferidas e validadas pelo contribuinte antes do envio”.

Prazo para declaração do Imposto de Renda

Para fazer a declaração, o contribuinte pode usar o Programa Gerador da Declaração referente ao exercício de 2023, que pode ser baixado no site da Receita Federal; o serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou o aplicativo para tablets e celulares.

Uma das vantagens de fazer a declaração do Imposto de Renda 2023 é a possibilidade de usar a declaração pré-preenchida ou escolher receber a restituição por meio da chave Pix, desde que seja o mesmo CPF do declarante. Essas opções garantem prioridade no recebimento da restituição, respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência.

A Receita Federal vai pagar as restituições em cinco lotes mensais, entre maio e setembro, conforme a ordem de entrega da declaração.

Outra novidade deste ano é a mudança nas regras para quem investe na bolsa de valores, no mercado futuro ou em outros investimentos similares. Agora, só precisa declarar quem vendeu ações acima de R$ 40 mil no total ou quem teve lucro com a venda de ações em 2022, sujeito ao IR, independentemente do valor da venda. Antes, bastava comprar ou vender ações em qualquer valor para ser obrigado a declarar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *